21 de abr. de 2010

Barra Estabilizadora??? Vamos ajudar nosso amigo Claudinho

As barras estabilizadoras atuam no equilíbrio do carro, usar ou não as barras dependem do tipo de pista e do carro também. Vejamos o modo como as barras estabilizadoras funcionam na tranferência de peso de um carro.
PRINCÍPIO DA TRANSFERÊNCIA DE PESO E DA MUDANÇA DE CARGA
As barras estabilizadoras ajustam-se às suspensões dianteira e traseira do carro. Como a expressão diz, a barra anti-rolagem trabalha contra a rolagem do carro. O que de fato acontece é que as forças centrífugas nas curvas fazem o carro girar ao redor de seu centro de rolagem. O centro de rolagem é um ponto geométrico imaginário, resultado da combinação da geometria das suspensões dianteira e traseira. Cada tipo de carro tem seu centro de rolagem específico.
A quantidade de transferência de peso é muito importante. A quantidade de tração lateral que um pneu pode produzir depende de dois fatores:
- a física do pneu (composto e dureza)
- a carga vertical no pneu

No entanto, se você colocar mais carga em um pneu, a quantidade da tração lateral aumentará, mas a um ritmo reduzido. Em outras palavras, se toda a transferência de peso nas curvas fosse transmitida para a roda externa e a roda interna ficasse praticamente sem carga, a tração lateral total gerada por ambos os pneus seria menor que a tração gerada quando a roda externa tivesse 60% da transferência de peso e a roda interna 40%.
Se nenhuma barra estabilizadora fosse usada, o chassis giraria ao redor do centro de rolagem sem encontrar a resistência das barras estabilizadoras. A distribuição da carga extra nas rodas externas causada pela transferência de peso, dependeria, então, somente das molas.

Quando uma barra estabilizadora for usada, a carga adicional da suspensão externa se dividirá em duas
- carga para baixo na roda externa
- carga para cima na roda interna (através da barra estabilizadora )

O resultado disso é que a carga da roda externa aumenta e a carga da roda interna diminui e, portanto, há menos tração lateral total. A quantidade de transferência de carga depende da rigidez da barra estabilizadora: quanto mais rígida for a barra estabilizadora, maior será a carga colocada na roda externa e vice-versa.
Se endurecer a barra estabilizadora em um eixo, no eixo dianteiro por exemplo, você terá mais carga na suspensão da roda dianteira externa. Devido ao fato da soma da transferência de peso permanecer estável, a carga na roda traseira externa diminui.
Conseqüentemente, a tração lateral do eixo dianteiro diminui e a do eixo traseiro aumenta. Isso afeta o equilíbrio entre a dianteira e a traseira !

É importante lembrar este princípio: uma barra estabilizadora dianteira mais rígida dará mais mais carga de pneu no pneu dianteiro externo e no pneu traseiro interno e vice-versa.
Um outro efeito importante das barras estabilizadoras é o de tentar manter os pneus paralelos ao chão, porque isso também tem um efeito na quantidade de tração lateral que o pneu pode apresentar.

EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD/2-WD
AJUSTE DE RIGIDEZ DA BARRA ESTABILIZADORA
Barra estabilizadora dianteira
- mais rígida
- menos direção na curva
- menos direção na entrada da curva
- resposta de direção mais rápida
- mais mole
- mais direção na curva
- mais direção na entrada da curva
- resposta de direção mais lenta

Barra estabilizadora traseira
- mais rígida
- menos tração lateral na curva
- menos tração na saída da curva (sob potência)
- resposta de direção mais rápida
- mais mole
- mais tração lateral na entrada da curva
- mais tração na saída da curva (sob potência)
- resposta de direção mais lenta

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